quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Transmissão em série

Apesar de mais rápida, a transmissão de bits em paralelo não é adequada para grandes distâncias, para além de poucos metros, como acontece com a transmissão de bits em série.

A transmissão em série está associada à evolução histórica dos primeiros dispositivos terminais, designados por teletypes, formados por um teclado e impressora, com uma ligação ao computador, por dois fios um para enviar e outro para receber.

A transmissão em série permite que dois dispositivos independentes comuniquem entre si, desde que obedeçam a um protocolo bem definido para as suas acções. Estes protocolos estão em geral definidos por normas internacionais (por exemplo, a norma RS 232) que regulam as convenções para a representação dos bits como níveis de tensão (exemplo, 2.4V ou 0.4V, -3V ou +3V), para o formato dos dados a transmitir e para o débito de transmissão de bits por unidade de tempo.

Para mais informação vai a:http://www-asc.di.fct.unl.pt/~jcc/asc1-05-06/Teoricas/a13/node3.html

Transmissão em Paralelo

Em que são transmitidos vários bits ao mesmo tempo (por exemplo, 8 bits em simultâneo, como acontece entre uma porta paralela de um computador e uma impressora).

Sem comentários: